O SAERO

Implantado em 2012, pela Secretaria de Estado da Educação (SEDUC/RO), em parceria com o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd/UFJF), o Sistema de Avaliação Educacional de Rondônia (SAERO) fornece um diagnóstico do desempenho dos estudantes e, por conseguinte, da rede avaliada, em relação aos conteúdos essenciais da Educação Básica.

Nessa avaliação, as medidas de desempenho elaboradas a partir da aplicação dos testes cognitivos utilizam a Teoria de Resposta ao Item (TRI), que permite apresentar a Proficiência obtida pelos estudantes, e a Teoria Clássica dos Testes (TCT), que por sua vez apresenta os percentuais de acerto por descritor. Além dos testes cognitivos, são aplicados questionários contextuais, por meio dos quais é possível aferir o nível socioeconômico dos respondentes, dentre outros fatores associados ao desempenho.

Com o intuito de continuar acompanhando o desenvolvimento da educação no estado, em 2015, foram avaliados os estudantes dos 5º e 7º anos do Ensino Fundamental e dos 1º e 2º anos do Ensino Médio, nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática.