Padrões de Desempenho

A Escala de Proficiência, os Padrões de Desempenho e as Matrizes de Referência são alguns dos instrumentos que compõem o Sistema de Avaliação Educacional de Rondônia (SAERO). Após a aplicação do teste, os resultados são analisados e disponibilizados para toda a rede. Dentre esses dados, temos um valor numérico associado, em cada disciplina, ao grau de complexidade das habilidades e competências desenvolvidas pelos estudantes, denominado proficiência. Em termos técnicos, a proficiência é uma medida que representa um determinado traço latente de um estudante. Na avaliação educacional em larga escala, esse traço latente é a aptidão, o conhecimento que um estudante demonstra possuir em relação a determinado conteúdo de uma área do conhecimento, que foi avaliada.

As diferentes proficiências, desse modo, compõem uma escala numérica, num continuum. A escala associa a proficiência ao desempenho (habilidades e competências) alcançado por cada estudante ou por um grupo (turmas, escolas, dentre outros) no teste. Essa escala é identificada, na avaliação externa, como Escala de Proficiência.

As proficiências alcançadas pelos estudantes nos testes das avaliações em larga escala, podem, então, ser agrupadas em Padrões de Desempenho. Esses Padrões de Desempenho permitem uma interpretação pedagógica das habilidades desenvolvidas pelos estudantes, possibilitando localizá-los em níveis de desempenho. No SAERO, assim como na maioria dos sistemas próprios de avaliação, os Padrões de Desempenho são divididos em quatro grupos.

A distribuição dos estudantes pelos Padrões de Desempenho permite analisar os aspectos cognitivos que demarcam os percentuais de estudantes situados nos diferentes níveis de desempenho.

Desta forma, é possível identificar a diferença de aprendizagem entre os estudantes, ressaltando a distância existente entre aqueles que apresentam um maior grau de desenvolvimento e aqueles que apresentam menores graus de desenvolvimento nas habilidades avaliadas.
Essa possibilidade cria as condições para o estabelecimento de ações e políticas educacionais mais específicas, destinadas à promoção da equidade escolar.

Atenção! Apesar de apresentarem a mesma nomenclatura, os Padrões de Desempenho apresentam descrições e intervalos diferentes para cada disciplina e etapa de escolaridade. Observe como isso acontece consultando os documentos abaixo: